As ciências atuariais ou atuária caracterizam a área do conhecimento que analisa os riscos e expectativas financeiros e econômicos, principalmente na administração de seguros e pensões. Suas metodologias mais tradicionais são baseadas em teorias econômicas, envolvendo suas análises numa forte manipulação de dados, num contexto empresarial. Portanto, atuária é uma área de conhecimento multidisciplinar, onde o domínio de conceitos em economia, administração, contabilidade, matemática, finanças e estatística são fundamentais para o entendimento dos modelos atuariais mais elementares.
O atuário é o profissional preparado para mensurar e administrar riscos. A atividade requer desenvolvimento de estratégias para o diagnóstico de problemas financeiros e a construção de modelos de ações em qualquer âmbito do mercado de capitais.
MERCADO DE TRABALHO
O atuário encontra trabalho em qualquer setor da economia que lide diretamente com cenários de incerteza ou risco. O aumento na renda da população aumenta os investimentos em seguros e previdência privada - o que também aquece o mercado. Os tradicionais empregadores são as companhias de consultoria especializadas em benefícios, auditoria contábil, instituições financeiras, corretoras, planos de saúde e fundos de pensão. Os grandes centros urbanos, onde ficam as sedes das seguradoras, dos bancos e de empresas de previdência privada, concentram o maior número de vagas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Rio Grande do Sul. Em Brasília, os órgãos do serviço de previdência social são o forte.
Suas ações se estabelecem em, basicamente, três setores econômicos:
- Seguros: trabalha com a fiscalização do trabalho técnico na área de seguros, ficando responsável pelos cálculos de prêmios e indenizações, além dos cálculos de probabilidades.
- Previdência: pode trabalhar tanto com a Previdência Social como com a privada, gerenciando os cálculos de fundos a serem criados para a cobertura de compromissos futuros, além de produzir relatórios de avaliação e mensuração do alcance da previdência e de possíveis riscos.
- Capitalização e investimentos: trabalha com a pesquisa de fundos de investimento, a elaboração de planos e políticas de investimento, com a gestão desses fundos, com aconselhamento e consultoria no mercado financeiro e a medição dos possíveis riscos.
Salário inicial: R$ 4.000,00 (fonte: profa. Elizabeth Borelli, da PUC-SP).
O CURSO
Ideal para quem gosta de números. O currículo é carregado de disciplinas como cálculo numérico, contabilidade, economia, estatística e matemática financeira, além de legislação. Entre as específicas estão teoria do risco, contabilidade de seguros e gerência de risco financeiro. Em algumas escolas, também há aulas de comunicação e expressão, que preparam
para a monógrafa, a ser apresentada no fim do curso, e treinam o estudante em gramática e redação - prática importante, já que uma das principais funções do atuário é elaborar contratos e regulamentos dos planos de benefícios. O estágio não é obrigatório.
Duração média: quatro anos.
0 comentários:
Postar um comentário