A meta do curso é oferecer uma graduação com sólida base científica, capacitando o estudante a desenvolver novas tecnologias de observação, métodos conceituais e de previsão do tempo e do clima. Assim o bacharel terá possibilidade de gerar, analisar e interpretar produtos meteorológicos para aplicação nos diversos ramos da ciência em função das demandas sociais. Para isso, o curso é estruturado com uma forte fundamentação matemática e física, destacando-se ainda ênfase tanto nos conceitos básicos de Meteorologia (instrumentos, termodinâmica, radiação, climatologia, sinótica) quanto nos conceitos avançados (dinâmica atmosférica, micrometeorologia, hidrometeorologia, agrometeorologia, radares, satélites). O curso oferece, regularmente, oportunidades para alunos interessados em executar pesquisa com bolsa de iniciação científica bem como monitoria em disciplinas do curso, ao mesmo tempo em que encoraja os estágios em órgãos operacionais e empresas que atuam na área de meteorologia.
INSERÇÃO PROFISSIONAL
As principais áreas de atuação são previsão do tempo e climatologia. A previsão do tempo tem aplicação na aeronáutica, eventos extremos; na defesa civil; na marinha; em órgãos de avaliação de qualidade do ar, bem como para o público em geral, com sua divulgação nos meios de comunicação. A climatologia tem papel importante para a agricultura, estudos de impacto ambiental e de planejamento. Entre as alternativas para o meteorologista formado, pode-se citar a atuação em pesquisa, continuando seus estudos na pós-graduação, depois podendo inserir-se na carreira acadêmica ou em um centro de pesquisa do país.
P.S.: Com duração de quatro anos, o curso apresenta forte enfoque na formação de um profissional com capacidade de aplicar a matemática e a física para melhor compreensão do processo atmosférico, através de sensoriamento remoto da atmosfera, realizado principalmente por radares meteorológicos, satélites e redes de descargas atmosféricas, e de modelagem numérica para avaliação precisa da evolução temporal do estado atmosférico.
Salário inicial: R$ 4.068,00 por 6 horas diárias (fonte: Crea-SP);
sexta-feira, 26 de setembro de 2014
METEOROLOGIA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário